contato@ihgpoxoreu.com.br
(66) 99616-0936

Ademar Souza

Cadeira nº 41
Patrono: Deocleciano Oliveira

Acompanhe a Atuação do Membro


Ademar Souza Silva é um Poxorense apaixonado por esportes, daqueles cujo nome merece estar nas trincheiras dos maiores desportistas do município.

Nasceu em 01 de abril de 1951, em Poxoréu – MT, tendo como pais o saudoso vereador Alexandre Pereira da Silva e Dona Alice Angélica da Silva, tendo como irmãos cidadãos e cida dãs do quilate de Cesar, Alexandre Filho, Aloizio, Alessandra, Jussara, Juscélia e dos saudosos Juscineide e Amoresio Souza Silva, nessa imensa constelação de bons cristãos e honestos cidadãos.

Ademar foi aluno do Externato São José, de 1ª a 4ª série; cursou o Ginasial no Colégio 7 de setembro e o magistério na Escola Estadual Dr. Fernando Correia da Costa.

Professor de Educação Física, Ademar lecionou em quase todas as escolas da estadual de ensino do distrito-sede: Na escola Poxoréu, Cel. Julio Muller, Pe. Cesar Albisetti, Juracy Macêdo e João Pedro Torres, encerrando sua carreira, diretor da Escola Juracy Macedo, entre 2004 e 2005, quando se aposentou. Como professor de Educação Física, movimentou o esporte, agregou valor a profissão, ofereceu alternativas aos jovens de sua época e lhes ensinou o espirito da desportividade e a firmeza de caráter, fosse nas aulas escolares, fosse nos inúmeros campeonatos das varias modalidades em que participou dentro e fora de Poxoréu.

É de se considerar que, mesmo na célere atividade docente, Ademar ainda encontrou tempo para outras atividades paralelas, como ocorreu na gerência da Construtora Paralelo 16, engenharia e construção Ltda, por 12 anos consecutivos, entre 1973 e 1985, liderando grande obras da cidade que, hoje sedia importantes instituições, bem como seus quatro anos de assistente administrativo na Rede Cemat, entre 1993 a 1997.

Ademar não inspirou apenas o esporte escolar, foi também o principal ativista do futebol amador e profissional, seja na modalidade dos campeonatos de bairro, seja pela Liga Esportiva de Poxoréu, presidida por ele em três períodos distintos: de 1988 a 1989; 2013 e 2014 e reeleito até 2016, sem no entanto se desvincular do esporte amador,

oferecendo sempre os seus préstimos, voluntariamente, as organizações esportivas, principalmente a diretoria da LEP, onde atuou, espontaneamente, como Coordenador Técnico, na gestão do Sr. Sebastião Pereira Ramos, o “Nenenzão”. Destaca-se ainda que ele foi Interventor da LEP em 1997, nomeado pela Federação Matogrossense de Futebol para restabelecer a normalidade dos campeonatos da Liga em Poxoréu e a regularização dos clubes com ativismo, sem precedentes.

Dos mais de 50 anos do Troféu da Juventude, 30 anos dedicou a ele seu incondicional apoio, inclusive auxiliando com material desportivo trazidos da federação MT e continua até hoje dando a ele sua contribuição.

Foi Técnico do Bandeirante esportes Clube, alcançando tri campeonato; Técnico do Esportes Clube Independente, alcançando o bi campeonato e se credenciando para representar Poxoréu no campeonato Estadual e se classificando em 4º lugar, dentre as potência do Estado de Mato Grosso, além de sua contribuição para o esporte veterano, em time do Presidente Mauro Fernandes, quando foi técnico do time Ressaca Esporte Clube, sendo campeão no campo do centro Juvenil e no ano seguinte, novamente campeão no campo de Adolfo Fernandes Catalá na Vila Santa Maria.

Sua liderança local no esporte chamou a atenção das autoridades desportivas no Estado de Mato Grosso, propiciando sua participação na Diretoria da Federação Mato Grossense de Futebol – FMFMT, como Conselheiro Fiscal, desde 2014, cujo mandato se encerrou-se em 2021, nas duas gestões consecutivas do Dr. Carlos Orione, e ainda conselheiro Fiscal na gestão de dos presidentes João Carlos e de Arão Brecht. Por sua influência no Estado, o esporte local ganhou importância principalmente na mídia estadual, como foi a transmissão da final do campeonato da LEP/2019 pelo canal 19 – Programa Cuiabá Sport News, denominada pelo jornalista renomado Macedo Filho, como “um desportista extraordinário”, durante a cerimônia de premiação, recebendo das mãos do secretário Estadual de Justiça de Mato Grosso, a prestimosa outorga.

Foi Coordenador de esporte da Secretaria de Educação, Esportes e Lazer do município, entre 2013 a 2016 e foi com a mesma desenvoltura, garra e dedicação que liderou todas aas modalidades esportivas e eventos durante a gestão da ex prefeita Jane Maria Sanches Lopes, inclusive de revitalização do futebol amador aos moldes do que hoje se encontra nos campeonatos do Estádio Diamante Verde.

Ademar Souza Silva não merece apenas uma homenagem num dado espaço de tempo, merece o tributo de toda uma geração!