contato@ihgpoxoreu.com.br
(66) 99616-0936

Raimunda Cardoso

Cadeira nº 05
Patrono: Luís Coelho

Acompanhe a Atuação do Membro


Raimunda da Silva Cardoso nasceu no dia 14 de junho de 1939, no município de Barro Vermelho, hoje Ibipitinga, Chapada Diamantina, Estado da Bahia.

Curso de contabilidade em Urbelândia em Minas Gerais no ano de 1962/1963. Curso de Magistério no Instituto de Educação de Goiás em Goiânia. Curso de Pedagogia na Cidade de Ladário em Mato Grosso do Sul. Curso de CADES em Geografia. Curso de Capacitação em Geografia no Rio de Janeiro.

Lecionou nas Escolas Coronel Júlio Muller, Ginásio Estadual 7 de setembro, Escola Normal Fernando Correia, Mobral – Supletivo, Escola Padre César Albisetti, Coordenadora Pedagógica da Delegacia Regional de Ensino e Diretora da Escola Cenesista.

Mãe biológica de Rafael Benedito Cardoso de Souza, mãe adotiva de Maria Luiza Pio dos Reis e Thiago Souza Borges.

Avó de Raquel Cellu’s Cardoso, Rafael Cellu’s Cardoso, Thamires Xavier Cardoso, Jonathan Souza Cardoso, Pedro Henrique Barbosa Cardoso, João Guilherme Leite Cardoso e João Francisco dos Reis Luz.

Bisavó de Antônio Aurélio, Maria Eduarda, Isadora Cardoso e Lorenzo Cardoso.

Luís Coelho de Campos, o coronel Luizinho, foi o 1º Prefeito de Poxoréu, nomeado por ato interventor Julio Strubing Muller, eminente representante do governo Vargas no Estado de Mato Grosso.

O Coronel Luizinho inaugura a vida administrativa do recém município criado emm 1938, com área e limites territoriais fixados pelo de. 208, datado de 26 de outubro de 1938, cuj mandato cumpre de 01 de janeiro de 1939 a 26 de março de 1943.

Com base no casamento, encontramos maiores informações no segundo Serviço Notarial e Registral da Comarca de Várzea Grande, onde se imaginava que Luis Coelho de Campos, natural daquele município, houvesse ali constituído família. De fato, o coronel Luizinho casou com Leonor de Souza Perné, em 29 de março de 1913, sendo ela filha de Marcelino de Souza Perné e de dona Antônia de Barros Perné e ele tendo como pais: Benedicto Paulo de Campos e Cândida Quitéria de Campos. Embora a Certidão de Casamento omita a data de nascimento dos nubentes é possível presumir o nascimento de Luis Coelho de campos entre 1880 e 1890.

Com efeito, segundo João Francisco dos Anjos (Nego Rocha), o Cel. Luizinho foi sócio proprietário da Fazenda São Bento, estabelecida às margens do Rio São Lourenço, cuja posse era dividida com o Cel. Julio Muller, mais tarde, adquirida integralmente por Luis Coelho de Campos.

Por outro lado, insta esclarecer que o 1º ato de Luis Coelho de Campos na Prefeitura de Poxoréu foi a nomeação de Cláudio Albernaz de Albuquerque, Secretário Geral, que seria o seu braço direito durante todo o governo.

Luis Coelho de Campos morreu assassinado na década de 50, em frente a sua casa na Rua Candido Mariano em Cuiabá – MT). Entre as homenagens póstumas recebidas, em Várzea Grande consta a Rua Luis Coelho de Campos no bairro São Simão e em Poxoréu, a Rua com o mesmo nome localizada no bairro Dom José Selva, assim denominado pela lei nº 1.503/2012.